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quarta-feira, 18 de maio de 2011

OSMOSE - BATATAS CHORONAS

O que você vai precisar:

• Duas batatas inglesas cruas;
• Uma faca sem ponta (ou uma faca de plástico);
• Uma colher de café;
• Sal;
• Açúcar;
• 5 pratos descartáveis;
• Guardanapos de papel (ou Papel toalha);
• Caneta de retro projeção ou fita crepe;


1. Corte as batatas ao meio.
2. Faça um buraco, utilizando a colher, no centro de 3 metades de batata.
3. Seque bem as metades de batata com papel toalha ou guardanapo.
4. Marque 3 pratos, escrevendo com caneta de retroprojeção ou usando a fita crepe: "açúcar", "sal" e "controle". Os outros 2 pratos serão marcados com "açúcar" e "sal". Os pratos devem estar limpos e secos antes de começar a experiência.
5. Coloque uma metade de batata em cada um dos pratos descartáveis, com o buraco voltado para cima. Se por acaso você não conseguir colocar as metades em pé, você pode fazer um corte plano no lado oposto ao buraco da batata para que ela fique equilibrada no prato.
6. Adicione uma medida de açúcar no buraco da batata marcada "açúcar" e uma medida de sal no buraco da batata marcada "sal". Na batata marcada "controle", não coloque nada.
É importante que você coloque dentro do buraco a mesma quantidade de açúcar e de sal, nós usamos uma colher de café, mas pode ser uma tampinha de refrigerante, por exemplo.
7. Nos outros pratos sem batata, coloque uma medida de açúcar e uma de sal,
8. Aguarde alguns minutos observando para ver o que vai acontecer.

Depois de alguns minutos você vai notar que tanto o açúcar quanto o sal que estão nas batatas ficaram molhados. Sem batata, nem o sal e nem o açúcar ficam molhados!

Faça os seguintes questionamentos:

O que será que aconteceu?
De onde veio essa água?
As batatas mudaram de cor?
Mudaram de consistência? E a metade “controle”, o que aconteceu com ela? Tem água em volta das batatas, nos pratinhos, ou apenas no buraco?

O que você acabou de observar é um fenômeno chamado de osmose e acontece todo o tempo em diferentes organismos. A osmose acontece quando moléculas de água atravessam as membranas celulares de um lado menos concentrado em soluto (neste caso os solutos usados foram o sal e o açúcar) para o lado mais concentrado. Note também que a consistência das batatas que passaram pelo fenômeno de osmose mudou, agora ela estão mais “mole”. A osmose aconteceu no sentido de tentar diluir o soluto adicionado. Porque não acontece a osmose no sentido inverso? Porque o sal e o açúcar não penetraram nas batatas?

A batata inglesa utilizada nesta experiência não é um fruto mas, sim, um tipo de caule subterrâneo (tubérculo). Seu nome científico é Solanum tuberosum e ela pertence à família botânica Solanaceae. A batata, como todo ser vivo, é formada por um tecido que, por sua vez, é constituído de várias células que estão bem próximas umas das outras. Sabemos, também, que 70 a 80% dos organismos são constituídos de água.
Nesta experiência, a água contida no interior das células da batata atravessa as membranas celulares por osmose: a água atravessa do lado menos concentrado em soluto (o interior da célula) para o lado mais concentrado em soluto (onde está o sal ou o açúcar).
Note que a consistência da batata mudou, agora ela está mais “mole”. Compare com a batata controle! A batata controle está bem mais firme. Isto ocorre porque as células da batata perderam água e ficaram “murchas” este fenômeno se chama Plasmólise.

Note também que as células da batata não absorveram os solutos! Podemos dizer que as membranas dessas células não são permeáveis a estas moléculas mas são permeáveis a água. Ou seja, nem o sal e nem o açúcar, nossos solutos, não conseguem passar através das membranas das células da batata. Esta propriedade da membrana conhecida como Permeabilidade Seletiva.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=136

Dados da Aula de Osmose

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

1. Diferenciar uma solução isotônica de uma hipotônica e hipertônica; 2. Explicar como ocorre o processo de osmose; 3. Identificar os efeitos da tonicidade do meio em células animais e vegetais.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
2. Características da membrana plasmática (composição bioquímica, modelo do mosaico fluido e permeabilidade seletiva); 2. Características das células animais e vegetais; 3. Difusão simples e facilitada; 4. Conceito de concentração de um soluto em solução.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos

Atividade para antes da aula – Professor, como atividade para antes desta aula você deve realizar com os alunos a experiência que consta no seguinte roteiro. Esta atividade é conhecida como “batata chorona”. É um experimento simples que evidência na prática o processo de osmose. Lance aos seus alunos um desafio a respeito do que pode ser observado com o experimento. Questione-os! De onde vem a água que molhou o sal e o açúcar que estavam em contato com as batatas? Peça-lhes que elaborem suas hipóteses na forma de um pequeno texto que deve ser entregue.

Dica! Para facilitar o andamento da atividade, prepare antecipadamente o material sugerido pelo roteiro e inicie a experiência no início de uma aula qualquer. Ao final da aula mostre aos alunos o que aconteceu com as batatas. Preferencialmente, realize esta experiência na aula anterior a esta proposta de aula. Guarde as respostas elaboradas pelos alunos, elas serão utilizadas em um momento posterior.

A proposta de aula propriamente dita encontra-se descrita a seguir.
Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.
Divida os alunos em grupos e oriente-os a explorarem o objeto de aprendizagem do RIVED denominado “Aprendendo por osmose”. Em um primeiro momento peça-lhes que explorem apenas a primeira atividade proposta – a que fala sobre as diferenças entre soluções isotônicas, hipotônicas e hipertônicas. Logo após a explicação há um pequeno exercício de consolidação de conteúdo que os alunos devem fazer.

Dica! Explore esta atividade antes dos alunos. Saiba quais os recursos ele traz. Você pode aproveitar o momento em que os alunos estiverem fazendo os exercícios para expor melhor os conceitos formais de isotonicidade, hipotonicidade e hipertonicidade. A idéia desta atividade é que os alunos explorem o objeto de aprendizagem e colham informações por si sós. No entanto, é mais adequado que você participe como mediador. Aproveite os momentos da resolução dos exercícios propostos para trabalhar de for ma mais aprofundada os conceitos que achar necessário. Uma boa forma de fazer isto é discutir com os alunos ao final do exercício que estratégia eles utilizaram para a resolução. Aproveite as idéias dos alunos com g ancho para trabalhar os conceitos.

Continue com o s alunos a exploração do objeto de aprendizagem. O seguinte tópico aborda o conceito de osmose por meio da explicação de funcionamento de um osmômetro virtual. Neste momento você pode desenvolver a atividade da seguinte forma: explore junto com os alunos o experimento virtual, peça-lhes explicações de como ocorre o fenômeno observado e confira as hipóteses dos alunos por meio da explanação que é sugerida pelo objeto de aprendizagem. Mais uma vez utilize as idéias levantadas pelos alunos como gancho para a exposição do conceito de osmose.

Atividade para casa – Com o objetivo de permitir que os alunos relacionem os conceitos trabalhados em sala de aula oriente-os a responderem algumas perguntas sobre o que foi estudado. Aqui fica uma sugestão:

Considerando um recipiente, separado em dois ambientes (A e B) por uma membrana semipermeável que permite apenas a passagem de água, o que acontece se:
a) Do lado A for colocado uma solução hipertônica em relação à solução em B?
b) A solução em B for a hipertônica?
c) O que acontece que as soluções em A e B forem isotônicas?

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