Construindo uma célula
Pegue um saco plástico pequeno daqueles usados com seladora de cozinha ou daqueles para comida congelada. Pegue outro saco bem maior, de modo que o saco pequeno represente o núcleo da célula e o saco grande a célula.
No saco pequeno coloque Karo marrom, ou qualquer outra solução que te ocorra que seja melosa e que tenha cor. O saco pequeno será o núcleo da célula, deste modo, escolha algo para simbolizar o DNA. Eu indicaria fios de uma linha colorida, bem emboladinho. Certifique-se que os fios aparecerão mesmo estando embebidos na solução de Karo. Feche o saco pequeno com a seladora.
Coloque o saco pequeno dentro do saco grande. Faça de modo que o saco pequeno não tenha espaço para se movimentar muito, dentro do saco grande, de modo que o núcleo da célula tenha uma posição mais ou menos definida. Mas não aperte demais, que é para não perder a fluidez.
No saco grande, coloque Karo transparente, simbolizando o citoplasma, ou outra solução semelhante que te ocorra. Escolha diferentes coisinhas para simbolizar as organelas. Por exemplo, chiclete Ping-Pong cortadinho com um estilete, ou mesmo inteiro pode ser a mitocôndria (coloque vários chicletes - uma célula tem várias mitocôndrias!), amendoim pequeno pode ser os ribossomos, uma bala pode ser o complexo de Golgi, purpurina espalhada pode representar as proteínas e por aí vai. Feche o saco grande com a seladora.
É interessante que os alunos escolham os materiais de acordo com a forma das organelas. É importante também que eles percebam a fluidez do citoplasma, como as coisas se movem e como o núcleo fica relativamente isolado do resto e protegido por uma membrana. Agora talvez eles deixem de imaginar que a célula é apenas … "como uma laranja onde se fez um corte transversal.." e perceberão melhor a dinâmica do processo.
Boa sorte!!
Produção:THE GENE SCHOOL
Adaptação: O DNA VAI À ESCOLA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário